quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Estresse e Amamentação





Já ouvimos falar que algumas mulheres quando estão passando por forte estresse emocional podem não menstruar. A amamentação também pode sair prejudicada se a parturiente estiver ansiosa, estressada. Isso acontece por que estresse libera hormônios que comprometem o funcionamento normal do corpo.
Quando a mãe está estressada a produção de leite materno diminui, a saída do leite materno pode ficar dificultada, e o bebê percebe o estresse e chora (às vezes não mama).
Depois que o bebê nasce, toda a rotina do casal precisa ser modificada, a mãe dorme menos, o pai também dorme menos, a vida sexual pode ficar balançada, os gastos aumentam e a mulher às vezes tem que dar conta do bebê e da casa ao mesmo tempo. E se houver outros filhos? Tudo isso junto pode ser uma bomba relógio para alguns casais. Já outros lidam muito bem com a situação.

FONTES DE ESTRESSE NA AMAMENTAÇÃO:
• Existência de outras crianças
• Volta ao trabalho
• Pressões sociais (marido, familiares)
• Afazeres domésticos
• Dificuldades financeiras
• O bebê e suas necessidades
Procure formas de lidar com o estresse. Cada um tem seu jeito predileto.

PROGRAME-SE E LIVRE-SE DO ESTRESSE:
  1. Invista em si, compre uma boa loção corporal, um bom shampoo, um creme facial anti-stress e, logo pela manhã, cuide do seu corpo em passos simples: colocar um bom creme corporal, este tipo de ritual poderá fazê-la sentir que, apesar de tudo, ainda cuida de si.
  2. Quer esteja a trabalhar ou esteja em casa com o bebê, arranje sempre, nem que seja uns meros 15 minutos do dia só para si. Se estiver em casa tome um banho relaxante, leia um pouco, ou se estiver no trabalho converse com os colegas do trabalho sobre algo divertido, mas que não envolva o seu bebê.
  3. Todos os dias tenha um momento para contemplar algo belo: quer seja uma ave no parapeito da janela, uma frase de um livro inspirador, o pôr-do-sol ao final do dia, uma bela pintura, um elemento natural…; e saiba que ver televisão não conta! A beleza da arte e da natureza é inspiradora e permite à mente manter-se calma e criativa, diminuindo o stress.
  4. Sempre que puder faça exercícios de relaxamento muscular. Faça alongamentos para aliviar a tensão muscular. Enquanto passeia com o seu bebê pelo jardim, ou pelo parque, relaxe, espreguice-se, estique os músculos.
  5. De manhã enquanto o bebê dorme, pense em algo pelo que está agradecida na sua vida: quer seja pela sua saúde, pelo seu companheiro, pela flor que nasceu no seu jardim… Estar grata pelas pequenas coisas boas da vida faz com que a sua vida seja positiva, e por consequência mais calma.
  6. Todas as vezes que se sentir mais frustrada, triste ou estressada, pode parecer difícil, mas cantarolar uma música divertida ajuda a relaxar, e muito. Quer seja uma música infantil ou uma moderna, não interessa, tente. Isso será bom para a fazer sorrir, e sorrir alivia o stress.
  7. Abrace um novo projeto que seja fácil, exequível e que lhe dê prazer, como fazer um novo álbum do bebê tirando fotografias e indo revelando as mais interessantes ou mesmo frequentar uma nova aula do ginásio, como yoga, ou Pilates que a ajude a relaxar e a voltar à boa forma física.
  8. Converse sempre sobre as suas ansiedades e dificuldades com o seu companheiro, amigos ou familiares - não se esqueça que conversar sobre os problemas ajuda a minimizá-los!
  9. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer como comer um cubo de chocolate, beber uma xícara de chá com uma amiga e conversar um pouco, deitar-se numa cama, usar seu perfume favorito, comprar flores e colocá-las numa jarra à entrada de casa, oferecer um presente a alguém, usar um batom sexy…; o que quer que a faça sentir especial e mimada.

Lembre-se que se estiver num estado de stress, de exaustão ou mesmo de depressão o seu bebê irá perceber o seu estado de espírito, e por impossível que pareça, isso irá influenciá-lo negativamente. Tomar conta de si, dar-lhe-á energia para cuidar do seu bebê, se você estiver bem, quem estiver ao seu redor também irá se beneficiar do seu estado de espírito.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PASSAGENS E CITAÇÕES BÍBLICAS SOBRE AMAMENTAÇÃO


A bíblia não é apenas o Livro Sagrado dos cristãos. É preciso encarar a Bíblia também como um dos maiores registros da história da humanidade… Nela encontramos diversas passagens que falam da amamentação, mostrando que, mesmo naquela época, já se tinha conhecimento das imensas vantagens do leite materno para o bebê. Os registros mostram que naquela época era costume amamentar um bebê até os 3 anos de idade. A Bíblia refere-se a diversos personagens importantes que foram amamentados por suas mães, entre eles Isaque, Samuel, Moisés e Jesus. Veja a seguir vários trechos e citações bíblicas onde a amamentação está presente.


Êxodo 2:1-10

1 Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,
2 e ela engra­vidou e deu à luz um filho. Vendo que era boni­to, ela o escondeu por três meses.
3 Quan­do já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.
4 A irmã do meni­no ficou observando de longe para ver o que lhe acon­teceria.
5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso, as suas servas an­davam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.
6 Ao abri-lo, viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: “Este menino é dos hebreus”.
7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: “A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o meni­no? ”
8 “Quero”, respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.
9 Então a filha do faraó disse à mulher: “Leve este menino e amamente-o para mim, e eu pagarei você por is­so”. A mulher levou o menino e o amamentou.
10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: “Porque eu o tirei das águas”.

Isaías 66:10-13

10 “Regozijem-se com Jerusalém e alegrem-se por ela, todos vocês que a amam; regozijem-se muito com ela, todos vocês que por ela pranteiam.
11 Pois vocês irão mamar e saciar-se em seus seios reconfortantes, e beberão à vontade e se deleitarão em sua fartura. ”
12 Pois assim diz o Senhor: “Estenderei para ela a paz como um rio e a riqueza das nações, como uma corrente avassaladora; vocês serão amamentados nos braços dela e acalentados em seus joelhos.
13 Assim como uma mãe consola seu filho, também eu os consolarei; em Jerusalém vocês serão consolados”.

1 Samuel 1:21-24

20 Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor”.
21 Quando no ano seguinte Elcana subiu com toda a família para oferecer o sacrifício anual ao Senhor e para cumprir o seu voto,
22 Ana não foi e disse a seu marido: “Depois que o menino for desmamado, eu o levarei e o apresentarei ao Senhor, e ele morará ali para sempre”.
23 Disse Elcana, seu marido: “Faça o que parecer melhor a você. Fique aqui até desmamá-lo; que o Senhor apenas confirme a palavra dele! ” Então ela ficou em casa e criou seu filho até que o desmamou.
24 Depois de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do Senhor, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha e uma vasilha de couro cheia de vinho.

Gênesis 21:1-8

1 O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera.
2 Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.
3 Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera.
4 Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado.
5 Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isa­que, seu filho.
6 E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”.
7 E acrescentou: “Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice! ”
8 O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que Isaque foi desma­mado, Abraão deu uma grande festa.



OUTRAS CITAÇÕES

Lucas 11-27:28

27 Enquanto Jesus dizia estas coisas, uma mulher da multidão exclamou: “Feliz é a mulher que te deu à luz e te amamentou”.
28 Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.

Isaías 28:9

A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?

Isaías 11: 8

“A criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa e o menino desmamado não temerá pôr a mão na boca da serpente”

Hebreus 5:11-14

“Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres; no entanto, ainda estão precisando de alguém que lhes ensine as coisas mais elementares das palavras de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda estão precisando de leite. Ora, quem precisa de leite ainda é criança, e não tem experiência para distinguir o certo do errado. E o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, estão preparados para distinguir o que é bom e o que é mau”

Juízes 13

“Foi consagrado desde o seio materno”

Salmos 22:9

“És tu quem me tirou do ventre e me confiou aos peitos de minha mãe”

1. Tessalonicenses 2:7

“Tratamos vocês com bondade, qual mães aquecendo os filhos que amamentam”




FOTO DO DIA
f.

.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tempo de cada Mamada



O tempo da mamada é hoje um enigma para as mães e, estudos já comprovaram que marcar no relógio o quanto o neném mamou é um erro terrível, que só confunde a mãe e prejudica a evolução do Aleitamento Materno. Nós já sabemos de duas coisas que são muito importantes para o sucesso da amamentação: a pega correta e deixar o bebê chegar até o final da mamada para atingir a etapa do leite mais gorduroso. 
Este post tira várias dúvidas quanto ao tempo de cada mamada e a troca de peito. Ela da dicas sobre o comportamento do bebê durante o aleitamento e fala sobre como saber se o bebê chegou ao leite final, que é o que engorda o bebê.
Dra Ana Heloisa é Médica Pediatra do Hospital Municipal Miguel Couto na cidade do Rio de Janeiro e fundadora do curso para gestantes SOS Mamãe & Cia.

Fonoaudióloga: Fissura Palato Labial



A Fissura labial/palatina ( popularmente conhecida como lábio leporino ) impossibilita que um bebê seja amamentado ao seio materno?
Esta é uma das primeiras perguntas que uma mãe faz ao receber este tipo de diagnóstico. E com razão, afinal amamentar em si já é um desafio para muitas duplas mãe/bebê mesmo quando não existe esta questão.
Pois bem, fui investigar o assunto e aqui compartilho as informações que consegui conversando com uma fonoaudióloga que trabalha também como consultora em Aleitamento Materno.
A fonoaudióloga Aline Sudo esclarece os vários aspectos dessa situação que é bastante específica.
Primeiro ela descreve quais são os tipos de fissura que existem: a labial, a palato labial e a fissura de palato. Cada caso demanda um tipo de providência.
De qualquer forma um acompanhamento profissional muito próximo é sempre necessário e de preferência multidisciplinar, ou seja, que se faça através da parceria entre profissionais de várias áreas, como a pediatria, a fonoaudiologia e a odontopediatria. Um apoio psicológico para a mãe é sempre bem vindo também!



DICAS DE FILMES


 “Muito Além do peso”

Direção Estela Renner
Este filme não é sobre aleitamento materno, mas fala sobre os hábitos alimentares e de consumo que imprimimos em nossos filhos. E acredite ou não, esse processo começa no desmame, na nossa relação com nossos filhos e com o mundo que nos rodeia. Vocês vão ficar chocadas com a realidade do nosso país e de nossas crianças abandonadas à sorte nesse universo monstruoso de publicidades e consumismo.