quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Estresse e Amamentação





Já ouvimos falar que algumas mulheres quando estão passando por forte estresse emocional podem não menstruar. A amamentação também pode sair prejudicada se a parturiente estiver ansiosa, estressada. Isso acontece por que estresse libera hormônios que comprometem o funcionamento normal do corpo.
Quando a mãe está estressada a produção de leite materno diminui, a saída do leite materno pode ficar dificultada, e o bebê percebe o estresse e chora (às vezes não mama).
Depois que o bebê nasce, toda a rotina do casal precisa ser modificada, a mãe dorme menos, o pai também dorme menos, a vida sexual pode ficar balançada, os gastos aumentam e a mulher às vezes tem que dar conta do bebê e da casa ao mesmo tempo. E se houver outros filhos? Tudo isso junto pode ser uma bomba relógio para alguns casais. Já outros lidam muito bem com a situação.

FONTES DE ESTRESSE NA AMAMENTAÇÃO:
• Existência de outras crianças
• Volta ao trabalho
• Pressões sociais (marido, familiares)
• Afazeres domésticos
• Dificuldades financeiras
• O bebê e suas necessidades
Procure formas de lidar com o estresse. Cada um tem seu jeito predileto.

PROGRAME-SE E LIVRE-SE DO ESTRESSE:
  1. Invista em si, compre uma boa loção corporal, um bom shampoo, um creme facial anti-stress e, logo pela manhã, cuide do seu corpo em passos simples: colocar um bom creme corporal, este tipo de ritual poderá fazê-la sentir que, apesar de tudo, ainda cuida de si.
  2. Quer esteja a trabalhar ou esteja em casa com o bebê, arranje sempre, nem que seja uns meros 15 minutos do dia só para si. Se estiver em casa tome um banho relaxante, leia um pouco, ou se estiver no trabalho converse com os colegas do trabalho sobre algo divertido, mas que não envolva o seu bebê.
  3. Todos os dias tenha um momento para contemplar algo belo: quer seja uma ave no parapeito da janela, uma frase de um livro inspirador, o pôr-do-sol ao final do dia, uma bela pintura, um elemento natural…; e saiba que ver televisão não conta! A beleza da arte e da natureza é inspiradora e permite à mente manter-se calma e criativa, diminuindo o stress.
  4. Sempre que puder faça exercícios de relaxamento muscular. Faça alongamentos para aliviar a tensão muscular. Enquanto passeia com o seu bebê pelo jardim, ou pelo parque, relaxe, espreguice-se, estique os músculos.
  5. De manhã enquanto o bebê dorme, pense em algo pelo que está agradecida na sua vida: quer seja pela sua saúde, pelo seu companheiro, pela flor que nasceu no seu jardim… Estar grata pelas pequenas coisas boas da vida faz com que a sua vida seja positiva, e por consequência mais calma.
  6. Todas as vezes que se sentir mais frustrada, triste ou estressada, pode parecer difícil, mas cantarolar uma música divertida ajuda a relaxar, e muito. Quer seja uma música infantil ou uma moderna, não interessa, tente. Isso será bom para a fazer sorrir, e sorrir alivia o stress.
  7. Abrace um novo projeto que seja fácil, exequível e que lhe dê prazer, como fazer um novo álbum do bebê tirando fotografias e indo revelando as mais interessantes ou mesmo frequentar uma nova aula do ginásio, como yoga, ou Pilates que a ajude a relaxar e a voltar à boa forma física.
  8. Converse sempre sobre as suas ansiedades e dificuldades com o seu companheiro, amigos ou familiares - não se esqueça que conversar sobre os problemas ajuda a minimizá-los!
  9. Faça todos os dias algo que lhe dê prazer como comer um cubo de chocolate, beber uma xícara de chá com uma amiga e conversar um pouco, deitar-se numa cama, usar seu perfume favorito, comprar flores e colocá-las numa jarra à entrada de casa, oferecer um presente a alguém, usar um batom sexy…; o que quer que a faça sentir especial e mimada.

Lembre-se que se estiver num estado de stress, de exaustão ou mesmo de depressão o seu bebê irá perceber o seu estado de espírito, e por impossível que pareça, isso irá influenciá-lo negativamente. Tomar conta de si, dar-lhe-á energia para cuidar do seu bebê, se você estiver bem, quem estiver ao seu redor também irá se beneficiar do seu estado de espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário