ESTIMULANDO O
DESENVOLVIMENTO DE SEU FILHO
DE ZERO A DOIS MESES
Todo bebê, desde o nascimento,
tem a capacidade de ver, ouvir, cheirar e sentir o mundo que o envolve. Todas
as sensações provenientes do meio em que vive são fundamentais para o
desenvolvimento e o amadurecimento de seu sistema nervoso, o que equivale a dizer de sua inteligência.
Muitos pais, por não conhecerem
o princípio básico do desenvolvimento infantil, deixam de propiciar, durante a
primeira infância, uma vida rica em vivências e experiências, dificultando, sem
querer, a utilização plena de todo o potencial intelectual da criança. É um dos
maiores erros que podem existir na educação, uma vez que é durante os primeiros
anos de vida que o cérebro estabelece, de maneira definitiva, como e com quais
recursos vai dirigir o seu funcionamento.
A falta de adequada estimulação
durante a primeira infância é uma das principais causas de insucesso escolar, o
que compromete, irremediavelmente, todo o futuro profissional e social do
indivíduo.
Pensando em contornar o
problema, segue alguns princípios básicos para melhorar a qualidade do
relacionamento entre os pais e o bebê, visando à estimulação do desenvolvimento
neurológico, afetivo, intelectual e social, durante a primeira infância.
Converse com seu filho
Crie o hábito de conversar com a
criança sempre que estiver acordada. Cantarole durante o banho. Brinque durante
as trocas de roupas e de fraldas. Durante os afazeres domésticos, deixe o bebê
por perto e converse com ele a respeitos das coisas do dia-a-dia. Leve a
criança para escutar a sua conversa com os amigos e vizinhos. Não acostume a
criança a ficar sozinha no berço. O cérebro precisa do estímulo auditivo para
desenvolver-se e aprender a utilizar a linguagem. Fale devagar, calmamente, e
repita bastante as mesmas palavras, para que se habitue a reconhecer os sons.
Estimule seus movimentos
Não prenda as pernas e os braços
do bebê com faixas, mantas e roupas apertadas. Desde o primeiro dia de vida,
utilize roupas e agasalhos que lhe permitam movimentos livres. Movimente-lhe
você mesmo, de maneira delicada, os braços e pernas. Deixe que a criança lhe
toque o rosto e os objetos e brinquedos que a cercam. No início, não terá coordenação
para fazer isto sozinha mas, se você ajudar, logo estará aprendendo.
Ajude seu filho a ver o
mundo.
Quando estiver acordado,
segure-o em posição elevada, com as costas para você, e mostre-lhe de perto os
objetos, os brinquedos, as pessoas da casa. Apresente-lhe brinquedos coloridos
ou luminosos e movimente-os, para que ele possa acompanhá-los com o olhar e a
cabeça. Lembre-se de que os bebês não conseguem enxergar de longe e habitue-se
a aproximá-lo das coisas.
Passeie com ele
Não restrinja o mundo de seu filho a um quarto
dentro de casa. Passeie com ele por outros ambientes. Se o tempo estiver bom,
saia com ele para as pequenas compras. Leve-o às casas dos parentes e amigos.
Passeie pelas ruas, por praças, parques e jardins. Durante o passeio, demonstre
alegria e fale o nome das coisas em que estiver demonstrando interesse. Repita
o passeio sempre que puder. Ele vai gostar de reconhecer as coisas e os locais
por onde esteve anteriormente.
Modifique a postura do bebê
Não acostume a criança a ficar deitada em apenas
uma posição. Coloque-a de costas, de bruços, de lado, sentada, de pé,
estimulando-a a perceber as diferentes possibilidades de relacionamento
corporal com o mundo.
Acaricie seu filho
Afague, delicada e lentamente, todas as partes do
corpo do bebê. Aperte suavemente os dedos dos pés e das mãos, enquanto conversa
ou cantarola carinhosamente. Isto vai ajudá-lo a perceber melhor o próprio
corpo e aprender a controlar os movimentos.
Olhe nos olhos
Acostume seu filho com este tipo
de contato visual desde o nascimento. A expressão facial da pessoa é muito rica
em informações de caráter emocional, e o reconhecimento das informações é tão
importante quanto o reconhecimento da mensagem verbal. O desenvolvimento
psicológico da criança depende muito de sua capacidade de interpretar as
mensagens não-verbais emitidas pelos familiares.
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