sábado, 25 de julho de 2015

Pequena Guerreira: Julia F.Borcato

Essa é a luta de uma grande figurinha.... guerreira, deste o dia que chegou ao mundo.... Julia Ferreira Borcato nasceu com uma malformação chamada Mielomeningocele lombar, que consiste na malformação congênita da coluna vertebral da criança, em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Quando a medula espinhal nasce exposta, muitos dos nervos podem estar traumatizados ou sem função, sendo que o funcionamento dos órgãos inervados pelos mesmos (bexiga, intestinos e músculos) pode estar afetado. 
Mielomeningocele é o tipo mais comum e também a mais grave de espinha bífida. 
Nossa Julinha nasceu no dia 18 de março de 2014, de parto cesárea, pesando 2250g. Foi encaminhada a UTI Neonatal e durante sua avaliação admissional, observado que sua mielomeningocele apresentava-se rota (rompida). Um fator mais agravante a sua saúde, mas também, observado que os movimentos de suas perninhas estavam presentes.
Solicitado avaliação da Neurocirurgia, programada correção cirúrgica para o dia 21 de março. Por ser um bebê estável, liberado sucção em seio materno, iniciado antibioticoterapia e curativos estéreis em ferida.
Chegado dia 21, Julia foi encaminhada ao centro cirúrgico, corrigindo sua malformação, apresentando uma boa evolução até o dia 25, onde no período da manhã observado extravasamento de liquor pela ferida operatória. Reavaliada pelo neurocirurgião foi optado por colocar uma válvula externa para drenagem de liquor, a fim de descomprimir a ferida de correção da mielomeningocele. Mas com o passar dos dias as coisas não andavam boas...
Julia apresentou deiscência lombar (abriram os pontinhos da cirurgia) e foi encaminhada novamente ao bloco cirúrgico no dia 02 de maio...  Passado esse susto, Julia mamando como nunca na mamãe, sendo curtida pelo papai, apresentou abaulamento e extravasamento de liquor pela inserção do cateter de derivação externa, novamente avaliada pelo neurocirurgião, optado por refazer a derivação externa.
Ufa!!! Não foi fácil até aqui..., mas depois de 11 dias passados e com uma boa evolução operatória, foi retirado o dreno de derivação externa e mantidos antibióticos pois apresentava exames laboratoriais um pouquinho alterados para infecção...
No dia 30 de maio nossa guerreirinha foi encaminhada para o setor de Pediatria para termino do tratamento de antibióticos e observação...tendo alta para casa no dia 11 de junho para alivio de seus pais, com prescrição de retorno diários na instituição para curativos. Mas...
No dia 21 de junho, Julia apresentou febre e irritação, foi trazida pela sua mãe para avaliação e optado por internação pois, apresentava infecção de ferida. Iniciado antibióticos e novos curativos. Realizado neste internamento uma Tomografia de crânio e observado ausência de hidrocefalia para alivio de sua família. Recebeu alta hospitalar 4 dias depois com curativos e medicamentos a serem realizados e administrados em casa pela mãe.
Após todas essas intercorrências, Julia foi internada algumas vezes por infecção urinária.
Foi sendo acompanhada ambulatorialmente por uma equipe médica da neurologia. Realizado no dia 05 de março de 2015 uma tomografia de crânio onde observou-se aumento de volume dos ventrículos...preocupação... solicitado nova tomografia em 60 dias e observado maior aumento desses ventrículos, mas Julia não apresentava sintomas de Hidrocefalia e em consulta média com o neurologista no dia 13 de julho optado por colocação de válvula para drenagem ventricular. 

Internada no dia 17 de julho, realizado nova tomografia de crânio e programação cirúrgica para colocação de válvula no dia 22.... Muita apreensão e medo para seus pais, mas sabemos que estes são guerreiros como sua filha e vão passar por esta tranquilamente né Elizangela e Vande...nós temos certeza disso...
Equipe Pingo de Gente HUOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário