quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Como acalmar seu bebê prematuro




Bebês prematuros têm necessidades especiais em relação ao choro.
Uma coisa é certa: todos os nenéns choram para se comunicar. E, embora o choro do bebê possa ser um pouco assustador para uma mãe de primeira viagem, não se esqueça de que, na maioria das vezes, conviver com algumas lágrimas e certo grau de estridência simplesmente faz parte da maternidade. No entanto, os bebês prematuros podem chorar por mais tempo e com mais frequência do que bebês que nasceram aos nove meses de gestação, e é possível que deem um pouco mais de trabalho até se acalmarem. Tente colocar em prática as dicas abaixo para tranquilizar seu bebê prematuro.
Abrace-o muito: É extremamente benéfico para o seu bebê prematuro ganhar um bom colo e ter contato com a sua pele. Deitar-se ao lado da mamãe (ou do papai!) vai aquecê-lo, fazê-lo chorar menos, estabilizar seus batimentos cardíacos e aumentar sua capacidade de mamar no peito ou na mamadeira. Encontre um lugar reservado com uma cadeira confortável e coloque o seu bebê em uma posição em que possa ter contato direito com o seu peito. Seu bebê não precisa vestir nada mais do que uma fralda, porque o calor do seu corpo vai mantê-lo aquecido.
A luz certa: Seu bebê prematuro provavelmente passou algum tempo na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) antes de ir para casa. Alguns recém-nascidos se acostumam com esse ambiente iluminado e movimentado e se tranquilizam com um pouco de ruído ou música de fundo no ambiente doméstico. Contudo, outros prematuros são mais sensíveis à luz e ao barulho com os quais conviveram na UTIN. Observe as reações do seu bebê para decidir se é o caso de oferecer um ambiente escuro e silencioso.
Relaxar é o que importa: A maioria dos bebês adora se enrolar em uma manta ou cobertor, porque isso lembra o ambiente calmo e confortável do útero. Um bebê prematuro também gosta do calor e do contato que essa técnica proporciona. Aconchegue-o em um cobertorzinho macio quando ele começar a reclamar. Você pode pedir a opinião do pediatra sobre o uso de uma chupeta, pois muitos bebês acham relaxante a sucção.
Conhecer seu bebê leva algum tempo. Mas não se assuste se a técnica de relaxamento que você está usando não funcionar bem em um primeiro momento. Em breve você saberá quando seu bebê prematuro chora normalmente e quando você deve se preocupar. E lembre-se: se achar que o bebê está chorando demais,  dê um telefonema rápido para o pediatra para obter orientações. 
Fonte: Pampers.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário