Dormir dá saúde e faz crescer
O sono é uma atividade humana vital.
No
primeiro mês de vida os bebes dormem cerca de 21 horas por dia e a
medida que cresce o seu interesse pelo meio ambiente também diminuem as
horas de sono e aumentam as horas em alerta tranquilo – a aprender e a
comunicar com o ambiente.
O conhecimento da importância do sono vem
sobretudo da observação das consequências da sua privação. consequências nefastas para adultos
privados do sono como maior incidência de doenças cardiovasculares,
aumento da velocidade de envelhecimento e cansaço, baixos níveis de
atenção e de tolerância às atividades.
O sono divide-se em dois estádios, sono REM e NREM.
Sono REM ou Rapid Eye Movements, ou sono
leve, caracteriza-se sobretudo pela presença de movimentos oculares,
respiração irregular e movimentos do corpo. Identificado como o estagio
do sonho em adultos.
Sono NREM ou Non Rapid Eye Movements, o
corpo está relaxado, sem movimentos oculares, alguns pequenos movimento
corporais esporádicos e de pouca amplitude, e uma cor da pele pobre
acinzenta/ pálida.
Prematuros e bebes de termo apresentam
estádios de sono difíceis de distinguir, requerendo uma observação
cuidada do seu comportamento. Inicialmente, às 28 semanas de gestação a
maior percentagem de sono é sobretudo REM, e a medida que o feto cresce
vai diminuindo em detrimento do sono NREM. À idade de termo o sono REM
tem a mesma proporção do NREM. Na idade adulta e à medida que
envelhecemos o sono NREM é predominante.
A partir das 28-30 semanas: organizam-se os ciclos de sono REM e NREM e podem claramente observáveis e distinguidos.
O sono REM é importante para
desenvolvimento, organização e a maturação cerebral. Movimentos fetais
antecipatórios como o respirar, sugar, engolir, esticar e movimentos
oculares, ocorrem durante o sono REM e parecem importantes para a
execução destas atividades após o nascimento.
Grande parte dos sistemas corporais
necessitam de sono REM para se desenvolverem, como do toque, do
movimento e posição, do cheiro e gosto, da audição e visão, das emoções e
dos comportamentos sociais e da memória. Parece que parte importante do
desenvolvimento visual, que até ao nascimento está unicamente
dependente da atividade interna fetal, depende do sono REM. Durante o
sono REM há um aumento da atividade da retina que poderá estar
relacionada com a sua maturação e com o estabelecimento das conexões
entre o olho e o córtex visual. Também parece preservar a capacidade de
aprendizagem e memória futuras sobretudo auditivas.
A exposição à voz, à música ou a outros
estímulos ambientais benéficos são imprescindíveis entre as 30 e as 40
semanas de gestação. Um prematuro deve ouvir a voz da mãe num estado de
alerta tranquilo, num ambiente cujo ruído de fundo não vá além dos 50
db, ou em sono tranquilo, seguido de um período de sono REM. Para tal é
necessário que ocorram múltiplos períodos de interação, permitindo ouvir
a voz materna, seguidos de sono REM.
O sono NREM está associado à recuperação dos tecidos lesionados e restabelecimento da doença.
O crescimento físico também depende do sono pois é durante o sono que os ormonios responsáveis pelo crescimento são libertadas.
Por todos estes fatos é essencial
observar os prematuros e perceber em que estagio de sono/vigília se
encontra, preservar os estágios de sono e prestar cuidados, sempre que
possível, quando a criança está acordada. Os pais devem observar os seus
filhos e assim identificar a melhor altura de interagir com eles.
Os prematuros são muito sensíveis quando
dormem acordando facilmente com mudanças do ambiente como alterações da
luminosidade, ruídos ou movimentos dentro e à volta da incubadora. O
controlo de fatores que podem interromper o sono, REM ou NREM, é
essencial em bebes internados, prematuros ou doentes favorecendo a
maturação dos estágios e a transição suave e robusta. A dificuldade na
permanência em determinado estágios de atenção pode condicionar a
indisponibilidade do bebe para aprender e se focar no ambiente propício
ao desenvolvimento, como seja na voz da mãe e pai e nas suas faces. Bebes imaturos do ponto de vista dos estádios de atenção tendem a
oscilar entre o dormir e o acordar de forma súbita, não permanecendo
muito tempo no estagio de alerta tranquilo (propício para as interações
sociais e para se alimentar) ou acordando para chorar e ficar irritado
de imediato, num limiar muito estreito de integração saudável de
estímulos ambientais benéficos.
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